NOSSA ESCOLA


HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes II é uma escola pública de referência em qualidade de educação, que busca cada vez melhor atender à comunidade num resgate à cidadania, como marco referencial além do conhecimento sistematizado. A Escola foi construída e equipada pela CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) e inaugurada em Maio de 1984, tendo como objetivo atender as necessidades da nova população que se formava em função do Projeto de Ferro Carajás, inicialmente recebeu o nome de Escola Estadual General Euclydes Figueiredo, em homenagem ao pai do Presidente da República na época, por considerá-lo, um marco na Democracia do País. Em 1988 quando ocorreu o desmembramento de Marabá, Parauapebas tornou-se município e em 1993 a escola teve que mudar de nome uma vez que ao ser construída a CVRD doou o prédio a Prefeitura de Parauapebas, pois através do plebiscito o povo aprovou sua emancipação com isso já não pertencia a Marabá.
Foi promovida então uma reunião com os profissionais da escola onde foram dadas várias sugestões de nome. Dentre os quais, o mais votado foi Chico Mendes em homenagem ao ambientalista e personagem importante na história da Amazônia, região em que vivemos e o segundo nome mais votado foi Ivanildo Silva Bastos em homenagem a um aluno que estudava aqui e faleceu no pátio da escola ao ser atropelado por outra criança que conduzia uma bicicleta, visto que na época não existia muro na escola, sendo eleito então o nome de Chico Mendes para escola e Ivanildo Silva Bastos para a biblioteca. O espaço escolar é utilizado pelo o estado com o nome de Escola Estadual General Euclydes Figueiredo, a qual funciona Ensino Médio em dois turnos. Chico Mendes nasceu em 15 de setembro de1844, teve uma experiência idêntica a tantos brasileiros nascidos no desamparo e fez carreira como líder dos seringueiros, num ponto remoto da Floresta Amazônica em Xapuri no Acre. Ele fundou em 1997, o sindicato dos trabalhadores rurais de Xapuri. Ativo na mobilização dos seringueiros desde a década de 60. Defendia a colonização entre a exploração e a preservação ambiental, ou seja, a criação de reservas extrativas. Essas reservas pertenceriam ao Governo Federal onde seringueiros e castanheiros constituíam cooperativas e /ou associações. Assim estaria garantida a sobrevivência da floresta e dos trabalhadores. Mas essa idéia era contrária aos interesses daqueles que viam nos grandes projetos agropecuários o conseqüente desmatamento da floresta a única alternativa econômica da região. Chico Mendes tornou-se reconhecido internacionalmente ao denunciar a destruição da floresta Amazônica e recebeu da ONU o premio Global 500 no ano de 1987. No ano seguinte foi assassinado. O crime teve repercussão internacional trazendo a tona os conflitos pelo uso de terras no Brasil.
Essa escola está autorizada a funcionar de 1ª a 8ª série e segue as normas do regimento Unificado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Parauapebas visando um cumprimento dos objetivos, buscando sempre, não só garantir matrícula aos alunos, mas também a permanência e sucesso destes.Atualmente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes II possui os seguintes níveis de educação Ensino Fundamental I e II (séries iniciais, 5ª a 8ª séries ), Educação Especial e Inclusa. Além de receber alunos oriundos de bairros próximos recebemos também alunos que bairros distantes, sendo um número bem acentuado em todos os ciclos. Esta distância dificulta a comunicação entre escola e família em casos urgentes.